Beleza e o pH da sua pele

Da Redação, em 04/12/2013
 

Antes de tudo é preciso entender o que é pH. “A sigla significa o potencial de hidrogênio de uma determinada solução e pode variar de 0 a 14, sendo que a faixa de 0 a 6 indica que a solução é ácida e de 7 a 14, alcalina. Na pele, é bom que o pH esteja ligeiramente ácido, em torno de 4,6 a 5,8 (sendo que o ideal é 5,5)”, esclarece a dermatologista Elisabete Dobao, professora de dermatologia sanitária da Santa Casa de Misericórdia(RJ).

Para chegar ao tal 5,5, a camada superficial e protetora a cútis libera o sebo que se mistura ao ácido láctico e aos aminoácidos do suor. “O pH ainda pode sofrer alterações conforme a região do corpo e com o uso de produtos, mas quando em perfeito funcionamento ele faz o papel de barreira da pele e é responsável por regular a ação dos agressores externos, como os micro-organismos e a poluição”, completa a médica. 

Por outro lado, o desequilíbrio do pH é facilmente identificado: a cútis fica ressecada, fina, sensível, opaca, mais suscetível a descamação, infecção, alergia, irritação e coceiras. Também não se defende como deve de enzimas que destroem o colágeno e causam rugas finas e flacidez.

Tem solução

A pele tem uma propriedade que regula o pH, fazendo com que ele retorne ao seu valor normal sozinho, mas só quando ela está em boas condições. Caso contrário, é preciso dar uma forcinha e evitar tudo o que pode causar agressão, como poluição, sol, fumo e banhos muito quentes. “Ajuda muito usar filtro solar, sabonete neutro ou hidratante, tomar água, fazer uma dieta balanceada e aplicar hidratante de boa qualidade. E para reforçar a proteção contra o estresse e ajudar as células a funcionar em ótimas condições, uma boa pedida são os suplementos com propriedades antioxidantes. Converse com seu dermatologista para ele ajudar a escolher o melhor para o seu caso”, sugere Elisabete Dobao.

Para saber mais acesse: www.oenobiol.com.br
 
 
X

A Sanofi não controla o conteúdo publicado neste website ou banco de dados. O uso e acesso a essas informações estão sujeitos aos termos, limitações e condições definidas pelo autor do site ou banco de dados.

Deseja prosseguir?

OK Voltar ao Atmosfera Feminina Acessar o site escolhido