Vitaminas que aumentam o seu vigor!

Da Redação, em 21/01/2011
 

Trabalho, estudo, academia, filhos... São tantas coisas para fazer que a preguiça e o cansaço acabam batendo, e tudo o que a gente quer muitas vezes é poder ficar na cama sem fazer nada. Mas aí o dever chama e a cama sempre tem que esperar mais um pouco. Por isso trouxemos aqui algumas dicas muito simples e úteis: as vitaminas que podem ajudar na sua disposição. E o melhor de tudo é que elas são fáceis de encontrar em qualquer supermercado. Para ajudar nessa tarefa, conversamos com a nutricionista Anne Caroline Menezes dos Santos, do Hospital Badim, no Rio de Janeiro. “Para aumentar a disposição, procure as vitaminas do complexo B e ácido graxo ômega 3”, diz ela. A nutricionista explica que esses são nutrientes que influenciam diretamente no ânimo, pois participam do desenvolvimento do sistema nervoso e facilitam a ação dos neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina.

Onde encontrar?

“Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são os cereais, o leite e seus derivados, ovos, verduras de folhas verdes, frutas, carne vermelha, vísceras e levedura de cerveja. Já os ácidos graxos ômega 3 podem ser encontrados nos peixes de água fria, sementes, óleos de linhaça e canola, cereais e vegetais de folhas verdes”, diz Anne Caroline.

Para potencializar o efeito

“A vitamina C e as do Complexo B são hidrossolúveis, ou seja, dissolvem-se na água”. Então, para aproveitar ao máximo os benefícios destes alimentos, prefira o cozimento com pouca água ou no vapor. Você pode, também, aproveitar a água do cozimento no preparo de outros pratos. Procure utilizar as verduras em saladas cruas e na forma de sucos. Você pode misturar folhas com frutas de sua preferência, fica uma delícia!

Quanto ingerir?

A especialista informa que cada vitamina tem sua quantidade específica a ser ingerida e pode ser flexível conforme o indivíduo, mas, em geral, 100 g de carne já suprem as necessidades diárias da maioria delas. “Com uma alimentação balanceada, ou seja, com a reeducação alimentar, já temos todos os nutrientes indicados”, observa a nutricionista.

Não exagere 

O segredo de tudo é a moderação. “As vitaminas do complexo B não contêm toxicidade, mas há aquelas que, em excesso, podem prejudicar a saúde gradativamente, como a do tipo A, que pode causar dores abdominais, vômitos e diarreia”, finaliza.

 
 
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