CEA - antígeno carcinoembrionário

09/07/2010

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de antígeno carcinoembrionário (CEA), marcador tumoral mais utilizado para câncer colo-retal.

Para que serve: útil no auxílio do estadiamento, monitorização e avaliação da resposta ao tratamento em cânceres gastrointestinais, particularmente o câncer colo-retal. Seus níveis se encontram aumentados em 65% dos pacientes portadores de câncer colo-retal, no momento do diagnóstico. Pode elevar-se antes de serem vistas metástases em métodos de imagem. Não deve, entretanto, ser utilizado como método de triagem. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem gerar elevações transitórias dos níveis de CEA.

Valor de referência:
Homens adultos:
- Não fumante: até 3,4 ng/mL
- Fumantes: até 6,2ng/mL

Mulheres adultas:
- Não fumante: até 2,5ng/mL
- Fumantes: até 4,9ng/mL

Valores aumentados: este marcador pode se elevar em outras situações clínicas, a saber: indivíduos fumantes, inflamações, infecções, úlcera péptica, cirrose hepática, doença benigna da mama, câncer de mama, pulmão, útero, estômago, dentre outros. Estima-se que estes “falso-positivos” fiquem excluídos caso sejam exigidos valores superiores a 10 ng/mL (porém também podem ser obtidos “falso-negativos” em câncer localizado)

Instruções para realização do exame: informar medicamentos em uso e realização prévia do exame.

Fonte:
- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Seu nome*:
Seu e-mail*:
Destinatário*:
E-mail*:
Mensagem:
* Campos de preenchimento obrigatório

voltar

Atmosfera Feminina - Um serviço Sanofi
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000 SAC: 0800-703 0014 (de 2ª à 6ª feira das 9 às 17 hs)

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre seu médico para orientá-la quanto ao melhor tratamento e conduta.

Copyright © 2005-2014 Sanofi. Todos os direitos reservados. Última atualização: 24/07/2014