Erros comuns para baixar a febre

Da Redação 22/03/2013
Erro mais comunsÉ muito comum as pessoas terem uma receitinha para reduzir a temperatura corporal que aprenderam com a mãe, a avó ou a tia. O problema é que essas medidas caseiras apresentam uma melhora temporária que, às vezes, acaba mascarando a verdadeira causa da febre. “Daí a importância de procurar um médico para avaliar, por exemplo, se não se trata de um sintoma de algo mais sério, como pneumonia ou meningite”, diz o clínico geral Pedro Chocair, diretor clínico do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. É ele quem comenta os erros mais frequentes quando o assunto é baixar a febre em casa:

1. Tomar banho de água fria. Não é recomendado, pois pode causar mal-estar. O ideal é que a água esteja morna e que o banho dure entre três e cinco minutos para que haja troca física de calor entre a água e o corpo.

2. Se enrolar no cobertor. Se a febre estiver alta, isso só vai deixar o corpo ainda mais quente. Entretanto, nos momentos de calafrio, que normalmente antecedem o aumento da temperatura, não há problemas em se agasalhar.

3. Forçar a alimentação. “Não é aconselhável, pois isso pode aumentar o metabolismo corporal e, consequentemente, a temperatura, além de provocar náuseas e vômitos”, avisa o médico. O mais indicado é oferecer alimentos leves, como frutas, e bastante líquido.

4. Obrigar a fazer repouso. Quem está com febre não precisa ficar deitado o tempo todo – a obrigação pode gerar ainda mais desconforto. Só é preciso ter bom-senso para poupar o corpo do excesso de atividades para não aumentar o mal-estar.

5. Passar álcool na pele. Não se deixe enganar pela sensação de frescor repentina que o produto dá assim que evapora da pele. “Desconheço qualquer resultado benéfico conseguido com essa prática”, diz Pedro Chocair. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também não recomenda nenhum tipo de álcool para baixar a febre em crianças. Em vez disso, coloque uma compressa de água morna para fria nas axilas e na virilha.

Para saber mais acesse: www.comfebrenaosebrinca.com.br
Seu nome*:
Seu e-mail*:
Destinatário*:
E-mail*:
Mensagem:
* Campos de preenchimento obrigatório

voltar

Atmosfera Feminina - Um serviço Sanofi
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000 SAC: 0800-703 0014 (de 2ª à 6ª feira das 9 às 17 hs)

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre seu médico para orientá-la quanto ao melhor tratamento e conduta.

Copyright © 2005-2014 Sanofi. Todos os direitos reservados. Última atualização: 17/10/2014