Tensão pré-menstrual - Dra. Rosa Maria Neme

Veja as respostas sobre tensão pré-menstrual enviadas pela Dra. Rosa Maria Neme.
  • Clique sobre a pergunta para visualizar a resposta:
  • 1 - Tenho síndrome do pânico, ansiedade e gostaria de saber se no período menstrual há um agravamento pela tensão? O que acontece numa alteração hormonal, pois minha terapeuta disse que acha que estou com uma alteração hormonal por isso minhas crises estão repetitivas.

    A TPM pode piorar um pouco esses sintomas, mas talvez uma outra alteração hormonal deva ser investigada. Procure seu ginecologista e converse a respeito.

  • 2 - Sofro muito com a TPM, tenho crises de enxaqueca seguidas de vômito e também me sinto irritada e sensível. Por este motivo tentei o uso do anticoncepcional na intenção de usá-lo de forma contínua e não mais mestruar. Mas, já estou na quarta cartela e continuo com pequenos sangramentos e com os sintomas de TPM. Gostaria de saber o porquê disto? Como devo fazer para não menstruar mais e não sofrer deste jeito?

    Pode ser interessante, no seu caso, usar algum anticoncepcional somente com progesterona para atingir seus objetivos, converse com seu ginecologista. Se você estiver tomando um anticoncepcional combinado de estrógeno e progesterona, ocorrerá o sangramento e os sintomas irão persistir. Lembre-se: não se automedique.

  • 3 - Mulheres que ainda não tiveram relação sexual podem sofrer com TPM? Podem fazer o exame de papanicolau para detectar a TPM e também fazer o ultrassom pélvico?

    As mulheres que nunca tiveram relações sexuais podem ter TPM, podem fazer a coleta do exame de papanicolaou e podem fazer o ultra-som somente por via abominal (pélvico).

  • 4 - É normal doer o cóccix na pré-menstruação?

    Algumas mulheres podem ter dores lombares e no cóccix na época pré-menstrual, mas outras causas dessas dores devem ser investigadas pelo ginecologista, pois não têm relação com a TPM.

  • 5 - Tive que fazer um implante no braço esquerdo devido a fortes cólicas e também por que não me adaptei com as pílulas. Porém estou pensado em tirar, pois está me dando muitas espinhas internas e doloridas. Tem alguma coisa que eu possa fazer em vez de tirar?

    Tente fazer um tratamento específico para a pele com a dermatologista. Se não melhorar, a melhor alternativa é tirar o implante. Aí seu ginecologista te dará outras opções do que usar.

  • 6 - TPM provoca taquicardia e dores na cabeça e pescoço?

    Pode dar sim.

  • 7 - Estou na menopausa precoce. Ela tira o desejo sexual?

    O desejo sexual diminui muito nesta fase da vida pela queda do hormônio testosterona produzido no organismo da mulher.

  • 8 - Qual o melhor tratamento para a TPM?

    Cada caso é um caso. Não existe uma fórmula que se adapte a todas as mulheres de uma forma geral. De qualquer maneira, a realização de exercícios físicos aeróbicos, pelo menos três vezes por semana, ajudam a aliviar bastante os sintomas. Diminua ainda a ingestão de café, chás e chocolate. Outras alternativas devem ser definidas junto com seu ginecologista.

  • 9 - Há pouco tempo tenho sentido alguns sintomas da TPM como: nervoso, sensibilidade (choro fácil), dores de cabeça, me irritando por qualquer coisa, sem contar os inchaços nos seios e no pé da barriga. Mais quanto a esses primeiros sintomas que cito, como posso evitar levando um periodo calmo e confortavél? Uma vez que, isso me prejudica na convivência com pessoas próximas

    Você poderia começar a realizar exercícios físicos aeróbicos, pelo menos três vezes por semana. Isto aliviaria bastante esses sintomas. Diminua ainda a ingestão de café, chás e chocolate. Caso isto não melhore seus sintomas, procure um ginecologista para outras alternativas.

  • 10 - Parei de tomar pílula por 2 meses e depois voltei a tomar, pois tive muito sangramento no primeiro mês e cólicas /TPM intensas no segundo. Pensei que estaria livre das pílulas, mas vejo que tenho um problema em mestruar regularmente. O uso por muitos anos, no meu caso 20 anos, pode me causar alguma doença séria? A pílula impede que eu emagreça?

    Não há nenhum problema em tomar a pílula e dois meses é um tempo muito curto para qualquer avaliação. Seria interessante manter pelo menos 3 a 4 meses antes de suspender o anticoncepcional e consulte seu ginecologista antes de tomar qualquer decisão.

  • 11 - Tenho muita dor de cabeça uma semana antes de menstruar. É normal? Não tem um remédio para me ajudar?

    Isso pode ser um sintoma da TPM. Seria interessante que você procurasse um ginecologista para receber orientações.

  • 12 - Quais os sintomas da TPM? Como podemos tratá-la?

    Os sintomas são variáveis de pessoa para pessoa e as formas de tratamento diferentes. Alguns deles são: irritabilidade, aumento de apetite, inchaço, dores nas mamas, cansaço, dor de cabeça, ansiedade, choro fácil e dificuldade de concentração.

  • 13 - Gostaria de saber quando estou perto de menstruar, fico bastante estressada (reclamo de tudo e de todos) e com dores nos seios. Gostaria de saber até quantos dias antes da menstruação pode ser considerada tensão pré-menstrual. Há meses que fico muito nervosa, 10 dias antes da menstruação, mas há meses que fico nervosa no dia que inicia o ciclo. Como identificar?

    Os sintomas da TPM podem começar até 10 dias antes de menstruar mesmo.

  • 14 - Sofro muito com TPM. Fico muito mal humorada, irritada e inquieta. Como sofro muito na menstruação com cólicas acho que isso piora. Como posso aliviar esses sintomas? Penso que é mais pelo fato da dor insuportável que sinto de cólica. Meu ginecologista disse que tenho um cisto no ovário e que é por isso que sinto tanta dor, mas estou cada vez piorando, chego até vomitar, dor de cabeça e, às vezes, até desmaio. O que eu posso fazer?

    Nem sempre a cólica é um sintoma de TPM. Você deveria investigar melhor isso com seu ginecologista. Talvez valha a pena pensar em uma possibilidade de endometriose, a ser investigada.

  • 15 - Nos últimos meses tenho percebido que estou com problema de inchaço tanto nas mãos como nos seios. Às vezes sinto como se os meus seios tivessem enchendo de leite. Gostaria de saber se isso tem a ver com TPM. Além do inchaço, também sinto dormensa e estou com dificuldades para dormir, não tenho aquele sono relaxante, me sinto cansada também.

    Isto tem a ver com a TPM sim! Acho interessante você procurar seu médico para tentar alguma forma de tratamento.

  • 16 - Eu já fiz tratamento anticoncepcional e agora estou fazendo acupuntura, mas os sintomas da minha TPM ainda me incomodam muito e a cada mês parece piorar e aumentar. Não posso usar anticoncepcional, pois o angiologista é contra por causa da tendência a vasos e varizes, por isso optei pela acupuntura, mas ainda não deu para perceber os resultados. A TPM atrapalha muito meu relacionamento, principalmente com meu namorado e amigos, nesse período meu descontrole emocional é muito intenso. Gostaria de saber se existe algum tratamento além desses que eu citei.

    Podem ser tentados tratamentos com fitoterápicos neste caso, que poderiam ajudar bastante. Consulte seu ginecologista para esclarecimentos sobre isto, ok?

  • 17 - Já estou na menopausa, fiz o exame e confirmou. Gostaria de saber se na menopausa ainda posso sofrer de TPM?

    Você pode ter os sintomas da menopausa (e a irritabilidade e desânimo podem fazer parte deles neste período também), mas não sintomas de TPM.

  • 18 - É normal, mesmo fazendo uso de anticoncepcionais, ter TPM?

    Nem sempre o uso de anticoncepcionais melhora a TPM. Em alguns casos, pode só aliviar.

  • 19 - Gostaria de saber sobre tratamentos naturais no combate a TPM. Pois faço uso dos alopáticos e continuo tenho inchaço, dor de cabeça, irritação, fico chorona, vontade de comer doces, com flatulência. Sou fisioterapeuta, faço drenagem e intensifico nessa época, pratico atividade física, mas, mesmo assim minha TPM acaba comigo.

    Há vários tipos de tratamentos com vitaminas e ácidos graxos, mas nem sempre são eficazes. Você deveria procurar um ginecologista para tentar outros tipos de medicações.

  • 20 - Quais alimentos são favoráveis para a época da TPM?

    Todos os alimentos que tenham um efeito diurético são interessantes nessa época.

  • 21 - Gostaria de saber o motivo por que costumo ficar quase quinze dias inchada antes da menstruação? Por que tanto tempo?

    Os efeitos do inchaço pela TPM podem ser intensos como no seu caso. No entanto, não se sabe o porquê algumas mulheres têm esses quadros mais exacerbados.

  • 22 - Porque na TPM fico tão nervosa, choro muito, aumento o peso até 2quilos ou mais, tem mês vem o fluxo normal, no outro vem bem menos. É normal? Tem remédio pra estes sintomas horríveis?

    É sim. É interessante que você procure um ginecologista para mais esclarecimentos de como tratar esse problema.

  • 23 - Tenho tido muitos problemas por causa da TPM e sempre começa duas semanas antes. Fico muito nervosa e na maioria das vezes eu choro sem motivo algum e fico numa tristeza que nem eu consigo me agüentar. Gostaria de saber o que tenho que fazer ou se devo procurar um especialista.

    É interessante que você procure um ginecologista para mais esclarecimentos de como tratar esse problema.

  • 24 - Tenho alterações de humor no decorrer do meu dia-a-dia, será que está ligada a TPM? O que fazer?

    Procure formas de aliviar o estresse como prática de exercícios físicos, boa alimentação e um período de sono adequado. Se isso não melhorar, procure seu ginecologista para mais esclarecimentos.

  • 25 - O choro fácil pode ser o sinal de TPM? Eu realmente pensava que não tinha TPM, porém o meu namorado foi quem observou algumas reações minha um pouco diferente nesse período, normalmente é assim, as mulheres não percebem?

    Pode ser sim.

  • 26 - Tenho muito calor durante a menstruação, muita dor de cabeça e cólica. Qual seria o remédio ideal para ser usado durante esse período.

    Procure seu ginecologista para se informar sobre medicamentos que aliviem seus sintomas.

  • 27 - Com tantos avanços da medicina e da indústria farmacêutica, existe algo de muito bom para nós que sofremos todos os meses com as mais rebeldes oscilações de humor por causa da TPM?

    Há inúmeras medicações que podem ser utilizadas para aliviar estes sintomas. Procure seu ginecologista para se informar sobre estes medicamentos.

  • 28 - Gostaria de saber por que tenho pouca TPM, mas em compensação, durante e, principalmente, após o ciclo que dura em média 4 dias, tenho problemas. Entre eles as enxaquecas e cefaléias, das quais me trato seriamente com neurologista e também em uma clínica médica especialista em dor. Realizo todos meus exames ginecológicos a cada 6 meses, está tudo normal, até a parte hormonal. Então não há motivo visível para essas tensões duradouras. A ovulação é a pior fase. Portanto, há meses em que fico em 'TPM' uns 20 dias. Apesar de ter apresentado um mioma dentro da parede do útero há um ano, ele era muito pequeno e já diminuiu, mede 0,8cm. Mas a causa disso tudo não vem dele, porque faz mais de 20 anos que sinto tudo isso sem ter adiantado fazer tratamento algum. A doutora tem alguma solução ou explicação para isso?

    Nem sempre os sintomas são somente da TPM. Você deveria manter o acompanhamento com o neurologista para investigar outras possíveis causas de enxaqueca.

  • 29 - Eu tenho cólica e sempre fico irritada, uma semana antes da menstruação, aí durante e também um ou dois dias depois. É normal?

    Pode ser um sintoma da TPM. Procure seu ginecologista para se informar sobre medicamentos que possam aliviar estes sintomas.

  • 30 - Há três meses descobri que tenho ovários policísticos, e pedi minha médica que me ajudasse a administrar melhor as minhas crises horrorosas de TPM (dores fortes na lombar, dores de cabeça, cólicas, inchaço, irritação, choro sem explicação). Às vezes tenho medo de fazer ginástica na época porque parece que as dores nas costas pioram. Minha médica me receitou remédio pra me deixar mais calma, além dos que já tomo para o tratamento dos ovários. Só que não adiantou muito. O que faço com minha TPM que parece que a cada mês está pior?

    Seria interessante buscar um novo tipo de tratamento para tentar solucionar os dois problemas conjuntamente.

  • 31 - Qual a melhor forma de evitar a TPM? Pois sofro muito nos dias que antecede e também após a menstruação, nem suporto a mim mesmo. Tem alguma maneira de diminuir a TPM?

    Há medicamentos naturais e alopáticos, além de mudança de hábitos de vida, como enfatizar a prática de exercícios físicos. Procure seu ginecologista par se informar sobre eles.

  • 32 - Antes da minha menstruação, fico alguns dias depressiva, ansiosa e acaba soltando o meu intestino. Já passei pelo ginecologista e ele disse que é normal, e não passou nenhum tipo de medicamento. Isso e normal? Isso é uma coisa que me incomoda muito. Principalmente por causa da diarréia.

    A diarréia nem sempre é normal. Pode ser um sintoma de outras doenças, como por exemplo, a endometriose. Procure um ginecologista para se informar a respeito.

  • 33 - Minha esposa faz tratamento para depressão, no entanto quando se aproxima do período da menstruação, ela fica com dores intensas nas pernas, ao ponto de chorar, e seu humor se altera, ou seja, ela fica depressiva, quase em pânico, e sua menstruação dura até 6 dias com fluxo muito intenso no inicio. Será que haveria necessidade dela fazer reposição hormonal? Será que ela pode estar sofrendo de síndrome das pernas inquietas, devido às fortes dores que ela sente?

    Esses são sintomas bastante clássicos de TPM. Seria interessante que ela procurasse um ginecologista para tratar os sintomas.

  • 34 - Nos últimos três meses tenho sentido um aumento dos sintomas da TPM, muita ansiedade (com aumento de pressão arterial), nervosismo, falta de apetite. Tenho nódulos na tireóide, e tomo medicação. Não senti melhora dos sintomas. O que faço?

    Em primeiro lugar, você precisa ver se sua tireóide está compensada. Se estiver, procure o ginecologista para que ele te dê soluções para resolver esses sintomas.

  • 35 - Minha filha tem 8 anos, toma hormônio para bloquear a menstruação e já tem sintomas de TPM, como lidar com isso na escola e em lugares onde ela convive com crianças da sua idade?

    Há medicamentos naturais que podem aliviar esses sintomas. Procure o ginecologista para esclarecimentos.

  • 36 - Gostaria de saber o que eu posso fazer através da alimentação para amenizar a TPM?

    Evite alimentos ricos em xantinas, como chocolate, chás e café. Faça uma alimentação balanceada.

  • 37 - Sinto muita dor de cabeça um dia antes da menstruação, durante e depois a crise é mais forte ainda. Não sinto cólica, mas as dores de cabeça estão atrapalhando minha vida. O que faço?

    Há vários medicamentos que podem ser usados para aliviar esses sintomas. Se a dor não melhorar com eles, seria interessante procurar também uma ajuda de um neurologista.

  • 38 - Como faço para perceber a TPM?

    Se você tiver TPM, saberá identificar os sintomas.

  • 39 - Geralmente sinto tonturas, falta de ar e até palpitação dias antes de menstruar. Isso é normal ou preciso de ajuda médica?

    Pode ser normal, mas acho interessante que você procure um médico para ver se não há mais nada causando tais sintomas.

  • 40 - Tenho muita enxaqueca após terminar minha menstruação. Quando está parando vem uma dor terrível que não passa nem tomando analgésicos. Já tomei remédios para TPM, aqueles que tomamos por quatorze dias antes da menstruação, mais não resolveu. Será que existe alguma coisa que eu possa fazer para diminuir essas dores. Cada vez tem dado com mais freqüência e dura por muitos dias.

    Há vários medicamentos alternativos. Se a dor não melhorar com eles, seria interessante procurar também uma ajuda de um neurologista.

  • 41 - TPM pode causar alterações psíquicas como pensamentos negativos e sensação de pânico e de culpa? Pode engordar? E é possível uma mulher que nunca sofreu de TPM começar a sentir fortemente todos os sintomas de repente? Quais são os medicamentos pra tratar a TPM já que é caracterizada como doença?

    Há vários medicamentos alternativos. Se a dor não melhorar com eles, seria interessante procurar também uma ajuda de um neurologista.

  • 42 - Todo mês 1 ou 2 dias antes da menstruação tenho alguns problemas como muita dor de cabeça, enjôo, minhas pernas tremem por dentro que não consigo ficar em pé, mas geralmente sinto muita dor de cabeça. Gostaria de saber se existe algum remédio ou chá que faça parar esses problemas?

    Os medicamentos devem ser prescritos pelo médico. Procure seu ginecologista para esclarecer tais dúvidas sobre os remédios.

  • 43 - Quando estou com TPM sinto muita depressão e dor de cabeça, algumas pessoas me dizem que é aumento da pressão, é verdade?

    Nem sempre. A TPM provoca uma dilatação dos vasos cerebrais e que pode causar esses sintomas.

  • 44 - Gostaria de saber o que devo fazer para amenizar minha TPM, pois fico muito irritada, sem paciência com os outros e comigo mesma nesse período? Existe algum medicamento para isso?

    Há vários tipos de medicamentos, como medicações naturais, vitaminas, contraceptivos hormonais ou ainda, antidepressivos.

  • 45 - Existe algum tipo de tratamento fitoterápico para as alterações pré-menstruais. Pois sofro com isto, fico muito ansiosa, depressiva, irritada ao mesmo tempo e desanimada.

    Há vários tipos de medicamentos que tendem a controlar estes sintomas. Procure seu ginecologista para maiores esclarecimentos.

  • 46 - Como resolver o problema de retenção de líquido na TPM? Minha filha tem muita retenção, ela está com 17 anos, pode tomar algum diurético? A alimentação dela é muito saudável: sem doces, sem refrigerantes, pouco sal, frutas e legumes.

    Pode ser usado o diurético ou outros medicamentos. O ginecologista poderá esclarecer melhor sobre qual medicamento usar preferencialmente.

  • 47 - Gostaria de saber se há algum problema em tomar anticoncepcional direto sem intervalos, pois eu sofro muito com cólicas e tenho muito fluxo.

    Não há grandes problemas, mas seria interessante que você investigasse o porquê desses sintomas, pois você pode estar mascarando outro tipo de problema, como por exemplo, a endometriose.

As opiniões emitidas nesta seção são de responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde, não representando a opinião da sanofi-aventis. As orientações não substituem, em hipótese alguma, a avaliação e recomendação de um médico de sua confiança, o único que poderá avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para você. Consulte sempre o seu médico quando o assunto for saúde, tratamento e medicação.

NÃO TOME REMÉDIOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
EXTREMAMENTE PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Seu nome*:
Seu e-mail*:
Destinatário*:
E-mail*:
Mensagem:
* Campos de preenchimento obrigatório

voltar

Atmosfera Feminina - Um serviço Sanofi
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000 SAC: 0800-703 0014 (de 2ª à 6ª feira das 9 às 17 hs)

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre seu médico para orientá-la quanto ao melhor tratamento e conduta.

Copyright © 2005-2014 Sanofi. Todos os direitos reservados. Última atualização: 29/08/2014