Dor - Dr. Carlos Maurício Costa

Veja as repostas do Dr. Carlos Maurício Costa sobre o tema Dor.
  • Clique sobre a pergunta para visualizar a resposta:
  • 1 - Sinto dores abdominais como se o meu estômago tivesse uma pedra. O que pode ser? Às vezes sinto cólicas intestinais.

    A dor das vísceras é, às vezes, difícil de diagnosticar. Por isso, recomendo procurar um gastroenterologista para examiná-la e solicitar endoscopia para definir o diagnóstico e a origem da dor.

  • 2 - Tenho dores de cabeça todo final de tarde, e não descubro o motivo. Isso acontece há muito tempo. Na minha adolescência me alimentava muito mal e ai eu achava que podia ser o motivo, porém, hoje me alimento bem e as dores continuam, e o interessante é que é sempre no fim do dia. Gostaria de uma explicação.

    Se sua dor de cabeça for diária, pode ser do tipo chamada tensional ou uma forma de enxaqueca. Existe tratamento preventivo para isso. É interessante consultar-se com um neurologista para excluir outras causas.

  • 3 - Gostaria de saber o que pode ser a terrível dor de cabeça que sinto? Ela fica sempre do lado esquer-do e parece que vai estourar o meu ouvido, depois da uma sensação de inchaço em meu rosto, e até os ossos doem, mas só do lado esquerdo! O que pode ser?

    É muito importante a sua informação, principalmente por ser a dor do mesmo lado. É necessário investigar fazendo tomografia ou ressonância magnética. Após excluir outras causas, o neurologista pode estabelecer um tratamento. Pode ser um tipo de enxaqueca ou cefaléia em salvas.

  • 4 - O que seria dor nas juntas só do dedo médio e dedão e nos ombros?

    Dor nas juntas é sempre de natureza inflamatória. Pode ser artrose, artrite. Procure um reumatologista ou ortopedista para um tratamento adequado.

  • 5 - Tenho muitas dores nas minhas pernas, são dores internas, queimando, e às vezes parece que piso em faço, o que será?

    Dor em queimação nas pernas pode ser por problema em nervos das pernas. Existe medicamento para isso. O importante é saber a causa. Procure um neurologista.

  • 6 - Sentir dores de cabeça todos os dias não é normal, mas quando se tem sinusite isto pode ocorrer ou não? Ou só vai atacar se tomar algo gelado?

    Sinusite pode dar dor de cabeça. Se ela é diária, veja se não é uma dor de cabeça tensional. No seu caso, tanto o otorrino como o neurologista devem ser consultados.

  • 7 - Minha mãe sofre de fibromialgia, há quase 10 anos, ela já fez vários tratamentos, como, por exemplo, ser internada para tomar medicação para dor por 3 dias ininterruptos. Enfim, hoje ela achou um médico que trata de suas crises de dor com aplicações de enzimas diretamente na dor, injeções no coro cabelu-do, costas, lombares, pescoço e corpo todo isso há de resolver ou não é indicado para fibromialgia?

    Creio que sua mãe está tendo um tratamento adequado para sua dor. É preciso definir melhor o diagnóstico e ver todos os aspectos ligados à dor. Melhor seria numa clínica multidisciplinar de dor.

  • 8 - Quando estamos estressados sentimos dor? As mais comuns: dor de cabeça ou dores lombares. Por quê?

    O estresse aumenta as contrações musculares, o que pode aumentar a dor de cabeça ou a dor lombar.

  • 9 - Meu marido tem 53 anos e nos últimos tempos ele se queixa de dores musculares e dormência nos membros e às vezes só de um lado. Ele tem histórico de pressão alta e diabetes.

    O diabetes pode afetar os nervos e gerar a dor. Há tratamento para isso. O neurologista deve ser consultado.

  • 10 - Tenho uma dor de cabeça no início e no término da menstruação. É uma dor horrível, muito forte. Pode ter algo haver com o estado emocional? O que pode estar causando essa dor?

    A dor no período menstrual tem relação com os hormônios. É uma enxaqueca. O estado emocional pode aumentar a dor.

  • 11 - Tenho enxaqueca constante. Sinto, às vezes, como se tivesse vazando algo dentro da cabeça, uma dor como se tivesse espetando um alfinete. O que pode ser?

    Enxaqueca constante não é comum. Deve ser um outro tipo de dor de cabeça. É bom procurar a causa consultando um neurologista. Ele indicará medicamentos mais apropriados como amitriptilina ou notriptilina.

  • 12 - Gostaria de saber qual o papel da dor em nosso organismo. Eu tenho bastante dor de cólica, e dores abdominais mesmo fora do período menstrual e queria saber se essa dor pode ser um alerta de que algo vai mal.

    Dor é um sinal de alerta e por isso se ocorre com muita frequência é necessário procurar a causa.

  • 13 - Tenho histórico de enxaqueca na família, é durante meu período de adolescência sofria dor de cabeça todos os dias, não era uma dor como enxaqueca, mais incomodava bastante, tem alguma ligação entre minha dor de cabeça e o fato de minha família (materna) ter esse problema? Corro risco de desencadear esse problema também? O que fazer pra evitar?

    A enxaqueca pode ter base familiar e várias pessoas na família podem ter. Para evitar é necessário tratar cedo e procurar um neurologista.

  • 14 - Normal sentir um pouco de dor na mama no período pré-menstrual?

    Sim, porque pode haver retenção de líquido por razões hormonais.

  • 15 - Sou estudante de Enfermagem, e tenho uma grande duvida sobre dor, já pesquisei em literaturas, mais não obtive o resultado esperado, gostaria que o Sr. me ajudasse. Minha mãe tem 52 anos e sente muita dor de cabeça, ela já fez uma cirurgia de deslocamento da retina (foi a única pela qual ela se sub-meteu), mas antes disso ela já sentia essas dores, também já fez vários exames complementares imagio-lógicos e não foi detectado nada, ela usa óculos, e faz tratamento há 5 anos por causa desse desloca-mento na retina. Minha mãe também é viciada em ACETILSALICÍLICO, para o alívio da dor, e de nada serve. Doutor, me informe a conduta certa para que minha mãe não mais sinta essas dores de cabeça pela qual ela sofre há anos!

    A primeira coisa é deixar de tomas AAS com tanta frequência e procurar um neurologista para prescrever outros medicamentos que possam ajudá-la. O uso exagerado de analgésico causa dor de cabeça.

  • 16 - Sinto constantes dores de cabeça, sem falar nas constantes dores nas pernas. Fui ao oftalmologista para saber se as dores de cabeça eram em consequência de algum problema de visão, nada foi detecta-do, tenho perfeita visão. O mesmo recomendou que eu procurasse um clínico, ou um neurologista, ainda não os procurei. Queria saber o que esteja causando isso?

    A dor de cabeça e as dores nas pernas têm causas diferentes. Seria importante procurar o neurologista para fazer o diagnóstico correto e tratar as duas dores.

  • 17 - Há mais de quinze anos convivo com enxaqueca mensal que foi diagnostica como problemas relacionados aos hormônios, sempre que vou ao médico ginecologista ou neurologista me dizem que devo conviver com esta dor, o que é difícil, pois a cada mês as dores se intensificam e surgem novos sintomas, como dor de estomago e náuseas, tonturas e tremores. O que devo fazer já que nunca me foi solicitado um exame mais aprofundado, como talvez uma tomografia?

    Deve insistir junto ao neurologista uma avaliação mais complexa também com a solicitação de tomografia. Pelo tempo de existência da dor, pode ser enxaqueca. Creio que o especialista escolherá medicamentos mais adequados.

  • 18 - Sinto dor intensa nos ombros que se estende pelos braços, me incomoda até pra dormir, o que pode ser?

    A dor talvez tenha origem na coluna cervical ou na articulação dos ombros. É possivelmente dor inflamatória. Procure um ortopedista ou reumatologista.

  • 19 - Tenho escoliartrose dorsal, sinto muitas dores nas costas, no pescoço, muitas vezes só de um lado da cabeça, uma dor assim de pontada, quando dobro o pescoço e coloco o queixo no meu corpo, sinto um barulho, como um chiado, tipo amassando folhas secas no meu pescoço, acontece também quando dobro o joelho. Vou sempre ao ortopedista ele passa cálcio, alendronato, mas não posso fazer tarefas de casa, pegar peso, fico toda cheia de dor, os dedos dos pés e mãos dormentes, gostaria de saber se é bom que eu procure um reumatologista e se esse profissional trata melhor o meu problema e o que faço para amenizar as dores nas articulações quando elas aparecerem.

    Aconselho procurar um reumatologista para fazer um diagnóstico e prescrever medicamentos adequados. Também é interessante usar outras técnicas como fisioterapia, acupuntura ou TENS (Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea) etc.

  • 20 - Gostaria de saber sobre as dores nas mãos. São tipo uma dormência que atinge as mãos de vez em quando. As tenho mais quando estou com pressa ou ansiosa. Tem algum medicamento, alongamento?

    É possível que a origem da dor seja uma compressão de nervo (síndrome do túnel do carpo). Existe tratamento cirúrgico, porém, antes, é necessário diagnosticar e fazer uma ENMG (eletroneuromiografia).

  • 21 - Tenho uma dor tensa no pescoço puxando pra os ombros todos os dias, aparece quando fico nervosa e quando faço tudo apressada. O que pode ser?

    Pode ser simplesmente um estado de tensão emocional ou um problema de coluna cervical. Se persistir, procurar um ortopedista. Procure relaxar.

  • 22 - Gostaria de saber o que significa ter sempre dores no peito. Principalmente quando sinto raiva.

    Veja se tem relação com problema cardíaco. É o primeiro passo. Excluindo isso, veja com o especialista outras causas. A tensão emocional pode ser uma das causas.

  • 23 - Existem milhares de dores, mas vi a dor que minha mãe sentiu e sente até hoje ao perder o filho (meu irmão), a medicina não desenvolveu nada específico para este caso, né Doutor? Pode parecer uma pergunta boba, mas acredito que o Sr. concorde comigo. Fale um pouco sobre isto, gostaria de saber a sua opinião.

    A dor psicológica é verdadeira, e diante de situações como as que sua mãe vivenciou, é possível explicar. O tratamento é também psicológico.

  • 24 - Uns 10 dias antes de menstruar, fico inchada e sinto dor de cabeça forte, dor nos seios, pernas, fico muito chata. Não tenho filhos. Existe algo para amenizar esses sintomas?

    É importante consultar o ginecologista e ver o uso de hormônios.

  • 25 - Tenho muita dor no joelho, não consigo mais andar 150 metros que já fico puxando a perna e o inchaço começa. Quanto ao braço, tenho muito devido a uma tendinite, devido muitos anos de trabalho. Queria saber se tem cirurgia para resolver o meu problema.

    Sugiro consultar um ortopedista e o um médico especialista em doença vascular para avaliar a dor e o inchaço na perna.

  • 26 - Sou uma idosa muito ativa trabalho como tivesse 50 anos, nunca parei de trabalhar, só que, todo o meu problema é com dores nas pernas, acho que vem do nervo ciático. Não tenho varizes, frequento academia diariamente, antes doíam mais. Já tomei corticóide e foi horrível, fiquei inútil. Passei a frequentar academia e tudo mudou, mas as dores continuam, preciso de ajuda para continuar ativa.

    Um dos conselhos é continuar a academia, porém, é necessário acrescentar outros tratamentos, e por isso, deve consultar um ortopedista ou neurologista.

  • 27 - Em janeiro deste ano, escorreguei na escada e bati o quadril de lado (no lado esquerdo). Desde então, às vezes, tenho dores em cima do quadril e nas pernas, sempre do lado esquerdo. Gostaria de saber se as dores estão relacionadas ao tombo.

    Com muita probabilidade, sua dor é consequência da queda. Procure um ortopedista para estabelecer um tratamento.

  • 28 - Quando passo da hora de almoçar, sinto dor de cabeça, isso é normal?

    Sim, por causa da hipoglicemia (diminuição da glicose).

  • 29 - Tenho 48 anos, e sinto dores nos seios que me incomodam muito. Não menstruo mais (fiz uma histerectomia há 4 anos). Fui ao médico e ele me passou exames de mamografia e ultrasonografia, porém, não consegui fazer a mamografia, mas fiz a ultrasonografia, voltei ao medico que me fez exame de toque mamaria, e não sentiu nenhum caroço mamário, ele me receitou medicação por 2 meses, já cumpri o tempo determinado, mas as dores não param. O que devo fazer?

    As dores nos seios podem ser de origem inflamatória, porém, antes de tratar, é necessário ir a um mastologista para investigar melhor o problema e tentar encontrar uma causa.

  • 30 - Sinto há vários anos fortes dores de cabeça, fiz uma tomografia há poucos dias, e não mostrou nada grave, ou seja, deu tudo normal. Porém, me trato de depressão há 7 anos, tomo medicação controlada. Gostaria de saber a sua opinião, o que pode ser essa dor?

    Sua dor é possivelmente uma cefaléia tensional. Um neurologista pode lhe prescrever amitriptilina, que é um antidepressivo, podendo assim ajudar os dois sintomas.

  • 31 - Ultimamente, tenho apresentado muitas dores de cabeça, meu médico disse que é um inicio de enxaqueca, estava tomando o remédio, mas não ajudou muito. Essa minha dor é muito forte, quando dói, se abaixo a cabeça, quando volto parece estar tudo solto lá dentro e dói muito, e normalmente nessas crises fico com ânsia e também tontura. O que o senhor acha? Será que pode ser labirintite?

    É necessário saber desde quando sente dor, se é diária ou não, se está piorando com o tempo. Pode ser enxaqueca, mas é preciso investigar e tentar outros medicamentos. Consulte um neurologista, e se houver suspeita de labirintite, procure também um otorrino.

  • 32 - Já fiz vários exames, ecografia de abdômen, exames de sangue, todos deram normais, porém, tenho uma dor na parte baixa do abdômen quase que diariamente, podem ser gases ou muscular, falta de mais exercício físico?

    Sua dor pode ser dos órgãos da região pélvica. É necessário consultar um ginecologista também. Se estiver tudo normal, voltar ao gastroenterologista.

  • 33 - Todos os dias, ou quase todos, ao anoitecer sinto dores na cabeça, mas precisamente na nuca, atrás dos olhos, e às vezes, ao olhar para cima ou abaixar a cabeça, sinto tonturas. Pode ser enxaqueca ou labirintite, tenho casos das duas doenças na família.

    Acho que pode ter dor de cabeça tensional associada ou não à labirintite. Aconselho procurar especialista (neurologista e otorrino). Há tratamento que pode ajudar.

  • 34 - Tenho muitas dores no ombro esquerdo. Fiz ultrassom e acusou uma pequena inflamação da bursa. O exercício físico, dosado, pode aliviar as dores ou ao contrário, devemos imobilizá-lo e ficar tomando os antiinflamatórios?

    É necessário fazer exercícios e tomar antiinflamatórios. Na fase aguda de piora, a imobilização pode servir. Procure orientação de um ortopedista.

  • 35 - Doutor, tenho muitas dores pelo corpo todo, um ortopedista me disse que poderia ser fibromialgia, pois todos os exames que faço está tudo normal. Sinto-me muito cansada devido às dores que tenho. Será que pode ser depressão? O que devo fazer. Me ajude a encontrar uma explicação para tanta dor.

    Sua condição pode ser fibromialgia que está associada à dor no corpo todo, depressão, distúrbio do sono etc. É importante procurar um médico especialista em dor e também um reumatologista.

  • 36 - Estou acima do peso, tenho dor nas juntas, principalmente do quadril para baixo, também tenho esporão de calcâneo. Foi diagnosticado fibromialgia. Para estas dores, foi receitada medicação controlada que tomo há vários anos, se deixo de tomar por uma semana as dores voltam. Não acho legal ficar tomando este medicamento a vida toda, o que o doutor acha?

    Acho que seu diagnóstico deve ser refeito e procurar um tratamento mais adequando. Pode ser uma doença músculoesquelética diferente de fibromialgia. Procure um médico especialista em dor e também um reumatologista.

  • 37 - Há três anos tenho dores na região da nuca e laterais da minha cabeça, são fortes fico apreensiva com a dor que me dá vontade de bater com ela na parede uma vez que não passa com medicação nenhuma. O que pode ser? Sou hipertensa e já fiz três angioplastias e 7 cateterismos.

    Antes de qualquer coisa, procure investigar a causa com exames tais como tomografia. Procure um neurologista que poderá fazer o diagnóstico e passar a medicação correta.

  • 38 - Há algum tempo tenho tido algumas crises de lombalgia, mas por orientação médica comecei a fazer musculação. Melhorou, mas de vez em quando sinto algumas dores, mais não comparadas com as que eu sentia anteriormente, pois ficava até mesmo de cama. Fui aconselhada a procurar à ajuda de um neurologista, pois lombalgia esta ligada a nervos. Então, gostaria de saber se está orientação procede? Se realmente o meu problema poderá ser solucionado por este profissional?

    Está no caminho certo. Siga as instruções, faça os exames que o neurologista solicitar, e assim, ele poderá passar a medicação correta.

  • 39 - Tenho muitas dores nas pernas e faço todos os exames e não descobrem o que é. Tenho 1,53 e meu peso é 56 quilos e já cheguei a 82,5 com uma dieta balanceada eliminei esses quilos a mais, mesmo assim, minhas pernas doem. Tenho estopenia, labirintite. O que devo fazer?

    Dores nas pernas podem ser de origem neural ou vascular. Deve procurar um neurologista e um médico especialista em doença vascular. Os exames poderão esclarecer, e assim, definir o tratamento.

  • 40 - Tenho artrite reumatóide sinto muita dor nos pulsos o que fazer para aliviar a dor? Algum alimento piora a dor? Que tipo de exercício físico ajuda contra a dor? Tomo corticóide.

    Artrite reumatóide é uma doença com vários sintomas. Procure ser acompanhado por um reumatologista para fazer seu esquema de tratamento mais eficiente.

  • 41 - Sinto sempre uma dor no lado direito e esquerdo do abdômen, como se fosse uns beliscões dos dois lados. A dor vem todo mês uma ou duas semanas antes da menstruação. Às vezes quando estou sentada em lugar baixo e vou levantar dói muito o beliscão e quando vou espirrar. A dor fica situada dos dois lados como se fosse nas trompas. O que será isto?

    Dor no abdômen muitas vezes é um mistério. Por isso, deve procurar um gastroenterologista e um ginecologista para investigar a causa de sua dor. Pode ser originada nos ovários, trompas ou intestino. Se a parte ginecológica estiver normal, talvez uma consulta com um proctologista (especialista em intestino grosso) seja necessária.

  • 42 - Tive períodos constantes de dores de cabeça fortíssimas, de não conseguir raciocinar, ficar de cama mesmo, e para agravar a situação passava o dia vomitando o que agravava mais ainda a dor de cabeça. Procurei um neurologista e um oftalmo, mas não estou satisfeita. Tenho que fazer algum exame específico?

    Um exame mais específico seria tomografia ou ressonância magnética do crânio. É bem possível ser enxaqueca sua doença. Atualmente, já existem várias drogas que podem ajudar a aliviar sua dor.

As opiniões emitidas nesta seção são de responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde, não representando a opinião da sanofi-aventis. As orientações não substituem, em hipótese alguma, a avaliação e recomendação de um médico de sua confiança, o único que poderá avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para você. Consulte sempre o seu médico quando o assunto for saúde, tratamento e medicação.

NÃO TOME REMÉDIOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
EXTREMAMENTE PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Seu nome*:
Seu e-mail*:
Destinatário*:
E-mail*:
Mensagem:
* Campos de preenchimento obrigatório

voltar

Atmosfera Feminina - Um serviço Sanofi
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000 SAC: 0800-703 0014 (de 2ª à 6ª feira das 9 às 17 hs)

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre seu médico para orientá-la quanto ao melhor tratamento e conduta.

Copyright © 2005-2014 Sanofi. Todos os direitos reservados. Última atualização: 29/08/2014