Azia e má digestão - Dr. Paulo Olzon Monteiro da Silva

Veja as respostas sobre azia e má digestão enviadas pelo Dr. Paulo Olzon Monteiro da Silva.
  • Clique sobre a pergunta para visualizar a resposta:
  • 1 - Tenho dores no estômago e percebo que minha digestão está muito lenta. Tenho diabetes. Mesmo tomando medicação em jejum, continua o processo. Tenho também dores no fígado, mas não é todo dia. O que devo fazer?

    O fígado geralmente é o grande injustiçado, pois dores devidas a gastrite (azia e queimação) são atribuídas a ele. Há necessidade de tomar medicação adequada, para isso é bom procurar seu médico, inclusive para tratar o diabetes.

  • 2 - Toda vez que tomo café, sinto uma queimação que vem até a garganta. Será que é apenas queimação ou pode ser gastrite?

    Deve ser gastrite, pois o café causa desconforto e mesmo sintomas desagradáveis em pessoas com gastrite.

  • 3 - Faço endoscopia uma vez ao ano e toda vez dá gastrite. Trato, mas pelo visto não sara, pois todo ano dá o mesmo resultado. Não sei o que fazer, pois é frequente a minha má digestão. Almoço ao meio-dia, e lá pelas 18 horas ainda estou arrotando o almoço. Isso não é normal, certo? O que faço?

    Algumas coisas podem colaborar com a gastrite: café, álcool, estresse emocional, uso de antiácidos comuns de farmácia, além da bactéria H.Pilori, que deve ser tratada. O indicado é você procurar um médico de confiança para realizar exames, a fim de obter um diagnóstico preciso.

  • 4 - Azia ou queimação tem alguma ligação com doenças do coração? Por que depois de algumas refeições a digestão se torna difícil e nos sentimos pesados e indispostos? O que devemos saber para nos protegermos da azia e má digestão?

    Alguns alimentos, em especial os gordurosos e as frituras, devem ser evitados, pois dificultam a digestão. Normalmente, a queimação pode ser causada por problemas cardíacos.

  • 5 - Gastrite tem cura? O que ocasiona a azia? Se eu exagerar na alimentação meu fígado não responde bem. Será hepatite? Pode gerar um câncer?

    Gastrite tem cura. Azia é causada pelo excesso de acidez do estômago. Não pode gerar câncer, a dor também não é por hepatite. É o estômago o responsável pelos sintomas.

  • 6 - Quero saber o que leva a pessoa ter azia, pois meu pai sofre com isso há muito tempo. A azia pode ser um indicativo de doenças cardíacas?

    A azia é causada por excesso de acidez do estômago. Algumas vezes a queimação pode ser causada por problemas cardíacos.

  • 7 - Ultimamente tenho acordado asfixiada, com sensação de que estou com o estômago cheio, só alivia depois que arroto, parece que desce um bolo no estômago. Estou preocupada, o que devo fazer?

    Quando ingerimos algo rapidamente ou tomamos refrigerantes e bebidas gasosas, ficamos com muito ar no estômago, que se dilata e dá sensação de mal estar, que melhora após o arroto.

  • 8 - Por que ao comer qualquer tipo de doce sinto azia?

    Quando ingerimos algo rapidamente ou tomamos refrigerantes e bebidas gasosas, ficamos com muito ar no estômago, que se dilata e dá sensação de mal estar, que melhora após o arroto.

  • 9 - Sempre quando acabo de comer algum alimento que tenha muito leite me dá uma queimação na boca do estômago. O que pode ser?

    O leite, assim como os antiácidos comuns que todo mundo usa, causa uma neutralização muito rápida do ácido do estômago e este responde com uma produção maior ainda de ácidos, provocando dor e queimação.

  • 10 - Gostaria de saber por que estou sentindo azia quando como farofa, não a farinha pura. Já fiz tratamento de H. PILORI e foi bem sucedido. Depois tive calculo biliar, que foi removido. Em contrapartida tomo diariamente 18 comprimidos para diabetes, depressão, hipertensão e colesterol. Existe a possibilidade desses remédios contribuírem para o problema?

    Possivelmente alguma coisa no alimento provoca a azia. Remédios também podem causar esse quadro.

  • 11 - Gostaria de saber se tenho que fazer algum tratamento, pois tenho muitas dores no estômago, muito enjôo e não consigo tomar café da manhã. O que tenho que fazer para acabar com isso, não aguento mais tanta dor abdominal, às vezes meu estômago fica como se estivesse inchado, fica alto e muito dolorido. O que pode ser?

    Possivelmente alguma coisa no alimento provoca a azia. Remédios também podem causar esse quadro.

  • 12 - Tive esofagite leve e, após o tratamento, ainda sinto muita dor no peito. Ao comer, tenho muita acidez. Meu médico pediu que eu voltasse a tomar a medicação duas vezes ao dia. Gostaria de saber se a esofagite tem cura? É normal sentir dores no peito e nas costas? Posso tomar bastante água?

    Possivelmente você tem refluxo de ácido do estômago para o esôfago e então tem essa dor no peito e nas costas. A água e outros líquidos facilitam o refluxo. É bom afastar a possibilidade de doença do coração que também tem sintomas parecidos.

As opiniões emitidas nesta seção são de responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde, não representando a opinião da sanofi-aventis. As orientações não substituem, em hipótese alguma, a avaliação e recomendação de um médico de sua confiança, o único que poderá avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para você. Consulte sempre o seu médico quando o assunto for saúde, tratamento e medicação.

NÃO TOME REMÉDIOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
EXTREMAMENTE PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Seu nome*:
Seu e-mail*:
Destinatário*:
E-mail*:
Mensagem:
* Campos de preenchimento obrigatório

voltar

Atmosfera Feminina - Um serviço Sanofi
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000 SAC: 0800-703 0014 (de 2ª à 6ª feira das 9 às 17 hs)

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre seu médico para orientá-la quanto ao melhor tratamento e conduta.

Copyright © 2005-2014 Sanofi. Todos os direitos reservados. Última atualização: 21/08/2014