Como realizar seus sonhos e ser feliz

05/09/2013

1- Afinal, o que dá pra chamar de felicidade nos dias de hoje?

Felicidade é ser fiel à sua essência. Ela só vem quando você se permite viver plenamente. Não existe felicidade quando seus sonhos mais íntimos são renegados, seja por medo, vergonha, agitação do mundo moderno, ou seja lá por qual motivo for.
A felicidade precisa que você deixe a paixão falar mais alto que a razão. Procurar segurança faz parte da sua razão, mas correr riscos faz parte da sua busca pela liberdade de ser feliz.
Quando seu estilo de vida valoriza as coisas que lhe fazem bem, você se torna feliz. Para isso, é preciso cultivar um estilo de vida positivo, que lhe permita enxergar o lado bom da vida. A partir daí, você vai ficar impressionado com a quantidade de pessoas felizes que vai ver no mundo.

2- Como reconhecer uma pessoa apaixonada por viver?

Uma pessoa que é louca pela vida, ou apaixonada por viver, não permite que seus medos a impeçam de experimentar coisas novas. Não admite que suas limitações a impeçam de ir mais além. Uma pessoa louca pela vida surpreende sempre, porque ela faz coisas que poucos têm coragem de fazer, em nome da felicidade de experimentar o novo e de realizar seus sonhos.

3- Por que temos a sensação de que os obstáculos da vida estão aumentando e de que está difícil lidar com eles?

A vida está muito rápida e dinâmica, com mudanças acontecendo em uma velocidade impressionante. Nesse cenário, poucas coisas ficam sob nosso controle e tudo fica mais difícil de lidar.
É claro que numa situação assim surgem mais dificuldades, em especial para quem gosta de ficar acomodado ou tem medo das mudanças.
Agora, para as pessoas que são apaixonadas pela vida, as dificuldades se transformam em desafios a serem superados. E elas se lançam sobre eles com força e vontade de vencer.
Pessoas assim sabem que o maior arrependimento vem sempre dos momentos em que elas procuram mais se proteger do que viver! Por isso, não se acomodam nunca.

4- Quem é o maior inimigo do sonho? (O que não nos deixa realizá-lo)

É impressionante o número de ideias, sonhos e paixões que morrem com as pessoas, porque elas nunca se atreveram a assumi-los e a colocá-los em prática. O maior dos inimigos de um sonho é ter medo de se arriscar para realizá-lo.
Eu adoro acordar todos os dias e saber que posso fazer algo significativo: viver! 
Pode dar certo ou errado, mas sei que vou fazer a minha vida valer a pena.
A vida tem que ser vivida com paixão e amor, para que seus sonhos tenham sentido e se realizem. 

5- Muita gente tem a sensação de que não realizou nada ainda na vida. Procede? Como lidar com isso?

A grande maioria das pessoas, infelizmente, sente que não realizou muito na vida e, principalmente, que não realizou seus sonhos mais importantes.
Posso dizer que realizei praticamente a grande maioria dos meus até agora. Mas essas conquistas não teriam acontecido se eu tivesse deixado que meus medos fossem maiores que minha vontade de me realizar. 
Fico triste em ver pessoas talentosas que simplesmente ficam olhando as oportunidades passarem diante delas sem fazer nada para realizar seus objetivos. Aliás, muitas nem mesmo têm objetivos.
Para lidar com a falta de energia e coragem para realizar seus sonhos, apaixone-se pela sua vida. Torne-se um louco por viver. 

6- É muito comum ouvir queixas de que as pessoas estão com medo de amar. Tem antídoto pra isso?

Em geral, as pessoas têm medo do sofrimento e acabam abrindo mão de suas paixões e de um grande amor, para manter a ilusão de segurança. 
Realmente, segurança não existe e, se você se apegar a ela, acabará perdendo a chance de viver suas emoções mais verdadeiras.
Além disso, muita gente se preocupa tanto com a própria imagem que tem medo de se expor e correr o risco de passar por alguém ridículo, ou fica imaginando o que as pessoas vão falar. Só que ficam sem amigos, sem viver suas paixões, sem experimentar um grande amor.
O antídoto para isso: pare de tentar buscar a segurança que não existe e deixe-se levar pelo seu coração e pela sua vontade de ser feliz.
O pior da vida não é ser rejeitado, e sim não arriscar amar. E ignorar que o mais triste da vida não é o fim de um grande amor, mas nunca ter se apaixonado perdidamente por alguém.

7- Uma grande parte dos brasileiros, segundo as pesquisas, não está feliz nos seus empregos. Onde estamos errando?

Falta de persistência.
As pessoas desaprenderam a conversar e a resolver as diferenças. Por isso, elas preferem abandonar um sonho, em vez de conversar para realizá-los. Em vez de pensar em melhorar uma situação, as pessoas decidem abandoná-la.

Quando o casamento está ruim, elas preferem se separar. Quando o namoro não vai bem, preferem trocar de parceiro. Se o emprego não está bom, largam tudo e partem para outra empresa.

Tudo bem que tem hora em que é preciso mudar, mas hoje as pessoas estão abandonando tudo ao primeiro sinal de desconforto, sem nem mesmo pensar na possibilidade de resolver o problema que está causando aquele mal-estar.
É lógico que fazer algo que não dá prazer costuma cansar mais

Por isso, mesmo ao realizar uma tarefa chata, que o chefe passou às seis da tarde, é importante estar conectado com propósitos que sejam significativos para você. Só assim você não se estressa nem perde o bom humor.
Você sempre pode optar por passar o dia inteiro tenso por ter um emprego de que não gosta e ao fim de cada dia vai ser complicado retribuir o sorriso da sua namorada, ter fôlego para encontrar os amigos ou contar histórias para seu filho pequeno dormir. Entretanto, você também pode se conectar à sua essência e tornar essa carga mais leve de ser carregada e sua vida mais gostosa de ser vivida.

Certas mudanças demoram algum tempo para acontecer
Não é algo imediato, por mais boa vontade de mudar que se tenha. A mesma coisa acontece com um trabalho novo: a pessoa viu algo errado e já sai em busca de um novo emprego. Em todas as empresas existem muitos problemas e, além do mais, é a própria pessoa que vai formar o ambiente de trabalho que deseja ter.

Há conquistas que precisam de tempo para acontecer, mas o melhor presente para a pessoa é a sensação de estar se aprimorando como ser humano.
Em tudo na vida é preciso constância, paciência e crença no que você faz. Senão vai ser muito infeliz e viver cheio de ansiedade.

8- Três caminhos para realizar um sonho.

1 - Dê o tempo certo para as coisas acontecerem.

2 - Priorize o que realmente é importante para você.

3 - Não estabeleça objetivos que dependam de outras pessoas.

Quando você faz isso, você corre o risco de travar sua vida, esperando que os outros façam aquilo que você deveria realizar.

Quando queremos realizar um sonho, temos de ter em mente que o processo consiste em aprender, em dar um novo passo, em errar bastante e aprender mais, fazer de novo, e de novo, até conseguir.

Para completar, vou dar mais um caminho, que considero muito importante:

4 - Apaixone-se pelo seu sonho e se lance à aventura de realizá-lo. É isso que faz a vida valer a pena.

9- Uma mensagem de Roberto Shinyashiki, cheia de entusiasmo pela vida, para nossas leitoras que querem dar esse salto rumo a uma vida mais prazerosa.

Eu sempre digo para você ir atrás de seus objetivos, mas quando falo isso não estou me referindo só às metas profissionais, pois não quero que você tenha uma vida limitada. 

Você deve buscar para sua vida tudo o que deseja!

A felicidade vem de você se realizar de várias maneiras. Você até pode viver por um tempo sem se sentir completo, mas não dá para ser alguém pela metade para sempre e ignorar que falta satisfazer uma parte de você.

Atreva-se a andar por caminhos novos, experimentar novas sensações, curtir novas emoções, plantar novas sementes, colher os frutos de sementes plantadas no tempo.

Dizem que os apaixonados fazem loucuras porque se deixam levar mais pelos sentimentos que pela razão.

Se é assim, então apaixone-se pela vida e curta a loucura de viver!

Roberto Shinyashiki é médico, palestrante e escritor, autor de vários títulos, entre eles: Louco por viver, Os segredos das apresentações poderosas, Problemas? Oba!, Conquiste seus alunos, Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Você a Alma do Negócio, Os Donos do Futuro e A Revolução dos Campeões. (www.shinyashiki.com.br).
Seu nome*:
Seu e-mail*:
Destinatário*:
E-mail*:
Mensagem:
* Campos de preenchimento obrigatório

voltar

Atmosfera Feminina - Um serviço Sanofi
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000 SAC: 0800-703 0014 (de 2ª à 6ª feira das 9 às 17 hs)

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre seu médico para orientá-la quanto ao melhor tratamento e conduta.

Copyright © 2005-2014 Sanofi. Todos os direitos reservados. Última atualização: 23/07/2014