Pronta para ficar ainda mais bonita? Vamos lá!
Limpeza: O primeiro passo é a limpeza do rosto, que pode ser realizada com sabonete líquido ou em barra; cabe ressaltar a importância de limpar bem a pele para que sejam eliminadas as impurezas e oleosidades acumuladas durante o dia. Lave o rosto duas vezes ao dia e use esfoliante apenas uma ou duas vezes na semana!
Tonificação: Aplicação de um tônico que complementa a limpeza e prepara a pele para a hidratação, além de estimular a microcirculação.
Hidratação: Aplicação de um produto hidratante para manter a pele macia e flexível, sempre observando o produto adequado ao seu tipo de pele. No caso da pele seca, o ideal é um hidratante em creme, e para a pele mista ou oleosa, hidratantes leves, em gel, emulsões fluídas ou loções livres de óleos. Dê preferência aos que já possuam filtro solar.
Fotoproteção: Aplicação de um fotoprotetor, que pode ou não conter hidratantes ou outros produtos ativos (como antioxidantes), para a proteção da pele contra a agressão do sol (radiação UV), prevenindo o surgimento de manchas solares e sinais de envelhecimento precoce. Devem ser utilizados protetores solares que protejam tanto contra a radiação UVB quanto contra a UVA, e com FPS adequado ao tipo de pele (que será mais alto quanto mais clara for a tonalidade da pele). O fotoprotetor deve ser aplicado em quantidade generosa e de forma homogênea, e reaplicado a cada 2 horas ou a cada contato com a água ou sudorese intensa. No verão, particularmente, a proteção solar deve ser intensificada (o que não significa que ela pode ser dispensada nas outras estações do ano – a proteção solar deve ser adotada em qualquer época do ano).
Tratamento: Os antissinais podem agir de diversas maneiras. Certos produtos podem atuar provocando uma esfoliação contínua da pele e acelerando a renovação celular. Existem cosméticos estimulam os fibroblastos, que são as células que produzem o colágeno, fundamental para a sustentação da pele. Também podem ser utilizadas substâncias antioxidantes, que neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento.
É importante considerarmos o tipo de pele e a faixa etária para acertar na escolha dos cremes de tratamento. Aos 20 anos, a palavra é prevenção e, para isso, aposte em cremes antioxidantes. Aos 30 anos, invista nos cremes que estimulam a produção e manutenção do colágeno da pele, e aos 40, nos produtos que estimulam a renovação celular e ativos que buscam a nutrição da pele.
Para tratamento da área dos olhos, o ideal é usar produtos específicos, porque a pele dessa região é muito delicada e fina, sendo mais propensa a sensibilizações e irritações. Além disso, os produtos específicos podem atender às necessidades particulares dessa área, como olheiras e bolsas, ajudando a tratá-las e minimizá-las. É importante também usar óculos escuros com lentes que tenham proteção contra radiações ultravioleta durante a exposição solar, para evitar a contração dos olhos e reforçar a fotoproteção.
Dra. Renata Mitelman Tkacz é Médica, formada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em Clínica Médica do Hospital do Servidor Público Estadual. É Dermatologista, com Título de Especialista em Dermatologia, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).