Cinco coisas para se preocupar na menopausa
Por Dra. Christiani Poço 01/02/2012Nessa fase da vida se caracteriza pela perda da produção de hormônios pelo ovário, que determina a interrupção da menstruação e a chegada, muitas vezes, de sintomas desconfortáveis típicos do período. As mulheres têm aumento do risco de algumas doenças, que estão sendo vistas hoje como algo não necessariamente tratado por medicamento ou cirurgia, mas pela prevenção e adiamento do seu aparecimento. Muitas doenças são determinadas por problemas genéticos, estilo de vida, meio ambiente e pelo próprio envelhecimento. Assim, pretendemos abordar as ocorrências mais comuns na menopausa e apresentar dicas de prevenção.
1- Doenças cardiovasculares Englobam infarto, derrame cerebral, pressão alta e risco de trombose nas pernas. Durante os anos reprodutivos, os níveis de HDL (colesterol bom) são mais altos e protegem a mulher. Na menopausa é comum ocorrer a redução do HDL e aumento do LDL (colesterol ruim). O cigarro também aumenta o risco de problemas no coração.
2- Obesidade É comum o aumento de peso na menopausa. A queda do estrógeno (típica desse período), pode levar a um maior acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, ocorre redução da massa muscular e diminuição da atividade física.
3- Câncer Alguns tipos podem ser mais comuns nessa fase. A prevenção por meio de exames ginecológicos torna-se ainda mais importante. Atenção ao câncer de mama e útero.
4- Osteoporose As mulheres na menopausa são mais vulneráveis a ela, principalmente se apresentarem outros fatores de risco para a doença óssea, como tabagismo, baixa ingesta de cálcio e sedentarismo.
5- Hipotireoidismo A queda dos hormônios da tireoide é comum na menopausa, ocorrendo em 5 a 7% das mulheres. Os sintomas geralmente são discretos, sendo recomendada a realização do exame a cada dois anos.
Devemos atuar ativamente na prevenção das doenças que comumente surgem na menopausa. Como dicas de prevenção, sugerimos abandonar o cigarro e álcool, incluir uma atividade física que impeça o acúmulo de gordura e a perda de massa muscular e óssea, aumentar a ingesta de cálcio, frutas, verduras e fibras, e acima de tudo manter o bom humor para encarar tantas mudanças.
Christiani Adão Poço é médica, especialista em endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Médica endocrinologista do ambulatório da Fundação Zerbini. Médica pesquisadora clínica com certificação da Harvard Medical Internacional em "Good Practices in Clinical Research".
As opiniões emitidas nesta seção são de responsabilidade exclusiva dos colunistas, não representando a opinião da sanofi-aventis. As orientações não substituem, em hipótese alguma, a avaliação e recomendação de um médico de sua confiança, o único que poderá avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para você. Consulte sempre o seu médico quando o assunto for saúde, tratamento e medicação.
NÃO TOME MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
EXTREMAMENTE PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
- Leia também
- 22/03/2012: Sou diabética. E agora?
- 09/01/2012: Emoções alteram os hormônios?
- 26/07/2011: Obesidade Infantil
voltar