Como os alimentos podem auxiliar na enxaqueca
Por Dra. Bruna Dinalli 28/07/2010O que é a Enxaqueca: é uma dor latejante, geralmente em um dos lados da cabeça, acompanhada de distúrbios da visão, náuseas, vômitos e formigamento das mãos. De acordo com as últimas pesquisas, ela já atinge em torno de 25% da população, principalmente mulheres entre 20 a 35 anos, mas também podem surgir em crianças.
Os mecanismos que desencadeiam a enxaqueca ainda não estão bem definidos, mas estudos sugerem que fatores da dieta desempenham um papel cada vez mais importante em sua origem. Observe alguns dos fatores mais frequentes causadores da enxaqueca: estresse, tensão, tensão pré-menstrual (TPM), jejum (hipoglicemia), pílula anticoncepcional, pressão alta, sono irregular ou insônia, excesso de consumo de cafeína, infecções (sinusite, virose, gripe) entre outros.
Alimentos que podem provocar a enxaqueca:
Cafeína: café, refrigerante a base de cola, chás (por exemplo: chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho). Estudos demonstram que num primeiro momento a cafeína age como vasoconstritor e logo em seguida como vasodilatador, provocando dores mais severas.
Lactose: leite, sorvete, queijos, manteiga, creme de leite. Muitas pessoas que tem baixa quantidade de lactase (enzima que digere o açúcar do leite) podem apresentar enxaquecas ao ingerirem os alimentos relacionados (intolerância).
Vinho tinto, champanhe, bebida destilada: provocam uma redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia) podendo contribuir para as crises de dor.
Dicas nutricionais:
Se você consome café, substitua-o por chá claro (erva-doce, erva cidreira, hortelã, camomila, ou de frutas) e café descafeínado;
Evite o uso do chocolate. Em excesso, o chocolate também pode atacar o fígado e provocar enxaqueca;
Se beber vinho sempre intercale com um copo de água, ela dilui o efeito do álcool no nosso organismo;
Evite os alimentos que possam estar causando esse problema em você e tente excluí-los por 15 a 20 dias, assim você identificará se a enxaqueca é por alergia ou intolerância alimentar;
Beba mais água ao longo do dia, assim você se manterá hidratada, já que a falta de água muitas vezes pode aumentar as chances de ter o problema.
Bruna Dinalli é nutricionista, formada pela Universidade Nove de Julho, especialista em Reeducação Alimentar e Acompanhamento Nutricional de Pacientes. Estagiou em Nutrição Clínica no Hospital São Paulo.
As opiniões emitidas nesta seção são de responsabilidade exclusiva dos colunistas, não representando a opinião da sanofi-aventis. As orientações não substituem, em hipótese alguma, a avaliação e recomendação de um médico de sua confiança, o único que poderá avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para você. Consulte sempre o seu médico quando o assunto for saúde, tratamento e medicação.
NÃO TOME MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
EXTREMAMENTE PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
- Leia também
- 24/01/2011: O vício dos carboidratos!
- 02/12/2010: Alimentos que interferem no sono
- 05/11/2010: Está com vontade de um docinho?
voltar