Amamentar previne Síndrome Metabólica
Por Dra. Bruna Dinalli 24/08/2010A amamentação é um ato de amor, saúde e vínculo com o bebê. Hoje já sabemos que, além dos benefícios aos recém-nascidos, ela traz benefícios às mamães também. A descoberta recente são as vantagens que a amamentação pode trazer para diminuir os riscos da síndrome metabólica.
O recente estudo do Departamento de Pesquisa do Kaiser Permanente na Califórnia, EUA, publicado na Associação Americana de Diabetes ADA (American Diabetes Society), serve de alerta para médicos, nutricionistas e todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento às gestantes e parturientes.
A síndrome metabólica é a união de vários fatores de risco relacionados à obesidade e ao metabolismo, que podem favorecer o desenvolvimento de diabetes e doença coronariana.
De acordo com o estudo, a proteção às mães é ainda maior no caso de mulheres que desenvolveram diabetes gestacional.
Esse estudo teve a duração de 20 anos
Acompanhou-se 704 mulheres com idade entre 18 e 30 anos e observou-se que a amamentação reduziu o risco de síndrome metabólica em até 56% entre as mães que não desenvolveram diabetes gestacional, e em até 86% entre as que desenvolveram. A variação do tempo de amamentação foi de 1 a 9 meses.
Além do tempo de amamentação, devemos considerar de grande importância o estilo de vida e hábitos saudáveis das mulheres antes, durante e depois da gestação, e assim evitar o ganho de peso. Nesse período, o gasto calórico é maior em virtude da amamentação, mas após essa fase a mulher tem o gasto de calorias diminuído.
Bruna Dinalli é nutricionista, formada pela Universidade Nove de Julho, especialista em Reeducação Alimentar e Acompanhamento Nutricional de Pacientes. Estagiou em Nutrição Clínica no Hospital São Paulo.
As opiniões emitidas nesta seção são de responsabilidade exclusiva dos colunistas, não representando a opinião da sanofi-aventis. As orientações não substituem, em hipótese alguma, a avaliação e recomendação de um médico de sua confiança, o único que poderá avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para você. Consulte sempre o seu médico quando o assunto for saúde, tratamento e medicação.
NÃO TOME MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
EXTREMAMENTE PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
- Leia também
- 24/01/2011: O vício dos carboidratos!
- 02/12/2010: Alimentos que interferem no sono
- 05/11/2010: Está com vontade de um docinho?
voltar